Herbário ESAL
Fundado em 1937, o Herbário ESAL, está registrado no Index herbariorum desde 1990 e conta atualmente com cerca de 33.000 espécimes em seu acervo. Ele constitui uma importante fonte de dados acerca da diversidade vegetal da flora do Campo das Vertentes (Minas Gerais). Sua coleção reúne diversas espécies características de florestas estacionais semideciduais, cerrados e campos rupestres da região, resultantes de diversos projetos temáticos como: “Espécies arbóreas de florestas ripárias de Minas Gerais” (Convênio UFLA/FAEPE/CEMIG); “Mapeamento e Inventário da Flora Nativa e Reflorestamentos de Minas Gerais” (Convênio IEF/UFLA/FAEPE); "Levantamento de Espécies da Serra da Bocaina (MG)", "Avaliação da diversidade da família Asteraceae em campos e cerrados rupestres das Serras do Complexo da Bocaina, Minas Gerais, Brasil" e “Singularidade Florística dos campos rupestres sensu stricto no município de Itutinga, MG”. Além de projetos com finalidade de pesquisa, o ESAL também tem atuado enquanto importante ferramenta para atividades de extensão.
O Herbário ESAL possui todo o seu banco de dados em um sistema de gerenciamento de coleções informatizado (BRAHMS, Botanical Research and Herbarium Management System) e disponibiliza o acesso online aos dados de seu acervo no site do Herbário Virtual da Flora do INCT FLORA (sendo encaminhado ao GBIF - Global Biodiversity Information Facility, juntamente com outras coleções da iniciativa). Além disso, o processo de digitalização está prestes a iniciar-se com a aquisição dos equipamentos necessários para a captura, armazenamento e tratamento das imagens.
A coleção do Herbário ESAL encontra-se informatizada e disponível on-line para consulta na plataforma INCT-Herbário Virtual da Flora e dos Fungos da rede speciesLink (http://inct.splink.org.br/), desde 2017. Ao todo são 32.379 registros na rede, dos quais cerca de um terço estão georreferenciados. Em épocas normais de funcionamento, o herbário chega a atender cerca de 400 alunos de graduação e pós-graduação anualmente.