Ir direto para menu de acessibilidade.

Pesquisas de ponta

O ICN produz pesquisas de ponta

O Instituto de Ciências Naturais/UFLA produz pesquisas de ponta, que contribuem significativamente para a melhoria de vida da sociedade e/ou para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do Brasil e do mundo. A seguir, alguns exemplos de pesquisa que demonstram a capacidade do ICN de produzir conhecimento relevante para a sociedade ou setores dela.

 

 Highlights


fator de impacto (FI) de um periódico científico revela o alcance das pesquisas publicadas em suas páginas no nível mundial, pois é uma métrica relacionada às citações que os artigos de uma revista recebem de outras publicações. Em outras palavras, quanto maior o FI de um periódico, maior é o interesse da comunidade científica internacional nas pesquisas que são publicadas nele. Portanto, é esperado que pesquisas publicadas em revistas de elevado FI sejam aquelas que resultem em maior benefício à sociedade e/ou que mais contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Mas o que é um elevado FI? Ao todo, existem 21.494 periódicos indexados em uma das maiores bases de dados do mundo, a Web of Science. Menos de 5% desse montante possui FI superior a 8,0. Dessa forma, periódicos científicos com FI superior a 8,0 podem ser considerados de altíssimo impacto, destinando espaço em suas páginas apenas a um seleto grupo de pesquisas que se destacam por serem as mais relevantes do planeta. Os pesquisadores do Instituto de Ciências Naturais da Universidade Federal de Lavras publicam, constantemente, os trabalhos de seus grupos de pesquisa nos melhores veículos de divulgação científica do mundo. A seguir, apresentamos alguns Highlights de pesquisas realizadas no ICN e publicadas em periódicos de elevado impacto.

 

A publicação da pesquisa "From subcritical behavior to a correlation-induced transition in rumor models" na renomada revista Nature Communications foi feita pela Professora Angélica Sousa da Mata do Departamento de Física (DFI) do Instituto de Ciências Naturais (ICN) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com colaboração internacional dos pesquisadores Guilherme de Arruda, Lucas Jeub, e Yamir Moreno do ISI Foundation da Itália, instituto internacional de destaque na área de pesquisa em sistemas complexos e do professor Francisco Rodrigues da USP de São Carlos. O estudo traz contribuições significativas para o avanço científico na área de propagação de rumores em redes complexas.

 

site

 

Acesse à matéria completa aqui.

 

 

 

O laboratório da professora Maria das Graças Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica do Departamento de Química do ICN/UFLA, produz pesquisa nas áreas de Produtos Naturais e Qualidade de Cachaça. Uma dessas pesquisas, realizada pela estudante de doutorado Rafaela Magalhães Brandão e com a participação do estudante Richard Bispo Barbosa e dos professores Luís Roberto Batista, Juliano Elvis de Oliveira e David Lee Nelson, foi publicada recentemente na renomada revista científica Food Chemistry (https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2022.134087), que possui fator de impacto 9,231. O artigo intitulado "In vitro and in vivo efficacy of poly(lactic acid) nanofiber packaging containing essential oils from Ocimum basilicum L. and Ocimum gratissimum L. against Aspergillus carbonarius and Aspergillus niger in table grapes" mostrou que óleos essenciais encapsulados em nanofibras de poli(ácido lático) de embalagens de frutas contribuem significativamente para a sua conservação. As embalagens ativas atuam no controle de fungos toxigênicos e da síntese de ocratoxina A, conseguindo manter os parâmetros físico-químicos de uvas, preservando a qualidade e contribuindo com a segurança alimentar, bem como aumentando a vida útil das frutas.

highlightsfoodchemistry

 

A professora Adelir Aparecida Saczk, do Departamento de Química do ICN/UFLA, atua com pesquisas na área de Química Analítica, tais como o desenvolvimento de métodos de análise de produtos agropecuários. A validação analítica de um método é uma etapa obrigatória para avaliar a capacidade dos métodos desenvolvidos de fornecerem resultados precisos para sua aplicação de rotina. Os objetivos da validação também incluem avaliar os riscos relacionados à incerteza de medição associada ao resultado. A validação do método, juntamente com a estimava da incerteza, fornece uma maneira de avaliar se um dado método analítico está em consonância com determinados requisitos legais. O objetivo do trabalho “Validation and estimation of uncertainty of an LC-MS/MS method for the simultaneous determination of 34 mycotoxins in cocoa beans” (https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2022.133902), publicado no renomado periódico Food Chemistry (fator de impacto = 9,231), realizado por discentes do programa de pós-graduação em Agroquímica, com a participação de profissionais do Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais e sob a coordenação da professora Adelir, foi avaliar o desempenho de um método multianalítico para determinação de micotoxinas em amostras de cacau empregando LC-MS/MS. A crescente preocupação com a saúde devido a constantes relatos de presença de micotoxinas nos alimentos e rações, fez com que diversos países colocassem em vigor regulamentos para definir e controlar níveis máximos para essas toxinas. No entanto, a complexidade das amostras de alimentos e as baixas concentrações nas quais esses contaminantes geralmente ocorrem, exigem técnicas analíticas sensíveis, seletivas e confiáveis. Isso motivou o grupo de pesquisa do Laboratório de Analítica e Eletroanalítica (LAE) do ICN/UFLA, em parceria com o Laboratório de Controle de Qualidade e Segurança Alimentar (LACQSA-BH), a desenvolver o trabalho. A aplicação do método desenvolvido foi realizada em 15 amostras de cacau coletadas no Brasil e todas as amostras analisadas apresentaram contaminação com micotoxinas. Dos 34 metabólitos investigados, 9 foram quantificados nas amostras de cacau. Esses resultados demonstraram a necessidade do monitoramento dessas toxinas no cacau e a estipulação de Limites Máximos Tolerados (LMT) para o consumo humano no nível nacional.


 

Uma pesquisa da ex-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Agroquímica da UFLA, Daniela Rodrigues da Silva, é capa do número 10 e volume 36 do periódico Journal of Physical Organic Chemistry (fator de impacto = 1,8). A pesquisadora, atualmente pós-doc na Vrije Universiteit Amsterdam (VU), foi orientada do prof. Matheus Puggina de Freitas, do DQI, e o seu trabalho contou com a colaboração de pesquisadores da Unicamp e da VU. O estudo, intitulado “Solvent effects on the sodium borohydride reduction of 2-halocyclohexanones”, demonstrou que a reatividade e a estereosseletividade de uma reação de redução de cicloexanonas usando boro-hidreto de sódio podem ser precisamente estimadas por meio de cálculos químico-quânticos se os efeitos do solvente forem apropriadamente considerados em termos de microsolvatação.