Ir direto para menu de acessibilidade.

Biotecnologia Vegetal

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA VEGETAL

 

A Secretaria Integrada (SI) é responsável por secretariar de forma integrada os programas de pós-graduação vinculados ao ICN.

Para mais informações: Acesse o site aqui

 

Ideia Central do Programa

Com o objetivo de incluir a UFLA em um nicho tecnológico, altamente necessário para o desenvolvimento estratégico do país, foi implantado em 2006, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal (PGBV).

Com a visão de pesquisa voltada para o desenvolvimento, nossa missão é atender à demanda por soluções técnicas proveniente de importantes culturas agrícolas e, ao mesmo tempo, dar suporte à qualificação profissional dos discentes, exigida pelos setores em franca expansão da biotecnologia.

Perfil do egresso

Sólida formação básica, científica e tecnológica, capaz de planejar, executar e interpretar os resultados da aplicação das técnicas da moderna biotecnologia referentes a diagnóstico e desenvolvimento de produtos e processos a partir de moléculas ou células de natureza microbiana, ou vegetal, a fim de disponibilizar processos e produtos que garantam maior economia, eficácia e competitividade para seu uso social final, quer em atividades ligadas à saúde pública, à agropecuária, às bioindustriais e ao meio ambiente.

Objetivo do Programa

O PGBV tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna biotecnologia visando à geração de novos produtos e processos biológicos nas áreas agropecuária/ambiental e microbiológica, para atuarem no ensino, pesquisa, extensão e ainda como empreendedores.

Periodicidade do processo seletivo

Semestralmente

Aporte financeiro

Diversos projetos aprovados nas agências de fomento nacionais, como CAPES, CNPq, FINEP e FAPs Estaduais, bem como aqueles apoiados pela iniciativa privada.

Descrição das linhas de pesquisas

1) ANÁLISE GENÔMICA E FUNCIONAL: Estudo da expressão gênica em vegetais em condições de estresses bióticos e abióticos; Prospecção e caracterização de genes de interesse econômico; Informática aplicada ao estudo de genomas.

2) BIOLOGIA MOLECULAR DA RELAÇÃO PLANTA - MICRORGANISMOS E INSETOS: Caracterização da interação patógeno-hospedeiro em vegetais; Biologia molecular de microrganimos e insetos; Identificação de metabólitos em microrganismos úteis na produção vegetal.

3) TRANSFORMAÇÃO GENÉTICA E CLONAGEM: Manipulação genética e transformação de plantas e microrganismos; Incorporação de transgenes em cultivos convencionais; Propagação clonal in vitro.