Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Microbiologia Agrícola

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA

 

A Secretaria Integrada (SI) é responsável por secretariar de forma integrada os programas de pós-graduação vinculados ao ICN.

Para mais informações: Acesse o site aqui. 

 

O Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola fornece subsídios intelectuais para que os egressos atuarem em instituições públicas, privadas de ensino e/ou pesquisa, no desenvolvimento de processos, produtos, controle de qualidade e desenvolvimento tecnológico com base em Microbiologia Aplicada à Agroindústria; Microbiologia ambiental e industrial; Microbiologia do Solo; Microbiologia de Alimentos; Fisiologia de Microrganismos; Genética de Microrganismos especialmente em técnicas moleculares e bioinformática. O PPGMA abre processo seletivo semestralmente. Os alunos ingressantes podem receber bolsa de estudos das principais agências de fomento como CAPES, CNPq e FAPEMIG. Por ser nota 6 na avaliação CAPES o PPGMA tem aporte financeiro anual da CAPES via PROEX . Os projetos de pesquisa são mantidos por recursos de propostas aprovados em editais públicos ou de empresas privadas.

O PPGMA conta com três linhas de pesquisa:

1 - Ecologia, genética e fisiologia de microrganismos

Fisiologia e genética de microrganismos de ambientes agrícolas e naturais; caracterização e monitoramento de populações e comunidades microbianas; estudo de suas relações funcionais em diversos ambientes, como solo, água, plantas, alimentos, animais e resíduos agroindustriais, incluindo a aplicação de técnicas bioquímicas, proteômica e moleculares, incluindo metagenômica.

2 - Biotecnologia de microrganismos aplicada à agropecuária e ao meio ambiente

Processos e desenvolvimento de tecnologias microrbianas para recuperação de ecossistemas, melhoria de processos biológicos naturais com incremento da produção animal e vegetal e consolidação da sustentabilidade do agronegócio. Microrganismos promotores de crescimento e com potencial de controle biológico. Conhecimento e desenvolvimento de processos fermentativos espontâneos utilizados na elaboração de diversos alimentos e bebidas, para alimentação animal e desenvolvimento de métodos de diagnóstico e produtos para a melhoria da saúde animal, objetivando a melhoria de produtos e incremento da agroindústria sustentável.

3 - Qualidade e segurança microbiológica de alimentos

Avaliação de pontos críticos de controle em todas as etapas da produção e no processamento de alimentos e caracterização de microbiota terroir. Análise da dinâmica das populações microbianas presentes em alimentos e avaliação de riscos para o meio ambiente e para a saúde humana e saúde pública.