Ir direto para menu de acessibilidade.
ptenfres

Física

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

 

A Secretaria Integrada (SI) é responsável por secretariar de forma integrada os programas de pós-graduação vinculados ao ICN. 

Para mais informações: Acesse o site aqui. 

 

O programa de pós-graduação em Física (PPGFI) tem como objetivo a formação de pessoal qualificado para atuação profissional na pesquisa acadêmica e na busca de processos inovadores que visem o desenvolvimento de novas tecnologias. Além de dar sólida formação em Física aos pós-graduandos, seguindo a tradição da área, o programa oferecerá atividades que pretendem estimular o empreendedorismo e o espírito de inovação. Pretende-se assim, formar um profissional versátil, que além das habilidades para pesquisa básica e aplicada, seja capaz de identificar e abordar problemas no setor industrial, ampliando a visão dos pós-graduandos além da perspectiva acadêmica. Disciplinas teóricas e metodológicas fornecem as bases para o aprofundamento na formação dos discentes.

O processo seletivo ocorre semestralmente, e temos bolsas de estudo disponíveis da CAPES, FAPEMIG e apoio institucional. As atividades do programa são financiadas pela CAPES através do PROAP. A maioria dos professores possuem Bolsa de Produtividade do CNPq, e também financiamento aprovado em agência de fomento públicas e privadas tais como CNPq, FAPEMIG, CEMIG/FAPEMIG, entre outros, para realização dos projetos, dissertações.

O programa possui uma área de concentração e quatro linhas de pesquisa:

Física Experimental e Aplicada,
Física da Matéria Condensada,
Física Estatística,
Física de Partículas e Campos.

Possuímos uma ótima estrutura de laboratórios à disposição: Computação Científica e alto desempenho, Oficina Mecânica, Caracterização Óptica de Materiais, Polímeros, Síntese limpa, Tecnologia de Eficiência Energética, Caracterização Elétrica, Eletrônica e Microeletrônica, Laboratório de Microscopia Eletrônica e Análise Ultraestrutural, etc.

 

Com apoio institucional da UFLA, o PPGFI tem implementado estratégias para fomentar a internacionalização da instituição. Por fim, é importante ressaltar que o departamento de física sempre busca promover a multidisciplinaridade em suas pesquisas, promovendo a interação com outros departamentos da UFLA, instituições científicas e empresas voltadas ao desenvolvimento tecnológico.