Ir direto para menu de acessibilidade.

Laboratório Multiusuário de Nanoespectroscopia - LMN

 Laboratório Multiusuário de Nanoespectroscopia – LMN

O Laboratório Multiusuário de Nanoespectroscopia (LMN), criado em 03/05/2023 (Res. N°21 da Congregação do ICN/UFLA), é dedicado a pesquisa, ensino, e inovação em óptica, instrumentação e fabricação de novos materiais em escala micro e nanoscópica. Ele pertence ao Departamento de Física

Este laboratório visa fomentar o desenvolvimento de ciência básica e aplicada utilizando inovações como a instrumentação e óptica com resolução em nanoescala, com espectroscopias com resolução espacial tanto em escala micro quanto nanoscópica, da ordem de até 10 nm. O foco é auxiliar pesquisadores e empresas no desenvolvimento de novos produtos e aplicações em áreas amplas, desde semicondutores para optoeletrônica, materiais para descontaminação ambiental, sustentabilidade, reaproveitamento de resíduos, sistemas de fixação de carbono, novos materiais para fertilizantes nanoestruturados, dentre outros, promovendo o uso de equipamentos de média e alta complexidade para óptica e nanotecnologia. Destaque são equipamentos em compra: nanoscópio Porto (https://www.fabns.com.br/) para espectroscopias e imageamento óptico com resoluções de até 10 nm (Raman e fotoluminescência), com 3 lasers, microscopia óptica, realização de Microscopia de Força Atômica e aquisição de imagens hiperspectrais, e sistemas de fabricação e nanomanipulação de micro e nanoestruturas.

O LMN está registrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do MCTI (Link: https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/20610).

 

Equipamentos e espaços disponíveis:

O LMN está em estruturação com diferentes processos de aquisição de equipamentos em andamento: Impressora 3D Ender disponível, Nanoscópio Porto com 3 linhas de laser (em aquisição, https://www.fabns.com.br/), sistema óptico de micro e nanofabricação de heteroestruturas (em aquisição), Microscópio com diferentes técnicas ópticas (em aquisição). Equipamentos de ar condicionado (em aquisição), desumidificadores (em aquisição). Infraestrutura de ar comprimido (em aquisição).

Com estes equipamentos o laboratório fica preparado para oferecer, dentre outras análises a serem montadas especificamente, o seguinte:

* Espectroscopias ópticas com resolução espacial em escala microscópica e nanoscópica (até 10 nm);

* Análises com diferentes linhas de laser;

* Aquisições espectrais pontuais e imageamento hiperspectral de Raman e Fotoluminescência em escala macro, micro e nanoscópica;

* Micro- e nano-Raman correlacionada à micro- e nano-Fotoluminescência, à Microscopia de Força Atômica, e à Microscopia Óptica Confocal;

* Tip-Enhanced Raman Spectroscopy (TERS); Tip-Enhanced Photoluminescence (TEPL);

* Micro e nanomanipulação de materiais correlacionada à aquisições espetroscópicas;

* Fabricação de peças específicas para instrumentação ou barateamento de montagens experimentais;

* Microscopia Óptica Confocal;

* Aquisição de imagens por Microscopia de Força Atômica com resolução de espessuras atômicas e análises correlacionadas.

 

O espaço está com mobiliário básico, área dedicada para mapeamento e preparação de amostras, instrumentação para modelagem e impressão 3D de suportes, peças e porta-amostras.

 

Porto ilustracao

Figuras ilustrativas do Nanoscópio Porto (em aquisição)

 

Procedimentos de uso:

O LMN é um laboratório multiusuário aberto a todos os pesquisadores que necessitem do uso de seus equipamentos e serviços. Para o uso é necessário enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o material objetivo da análise, o tipo de preparação e a análise desejada.

Qualquer publiação científica ou forma de propriedade intelectual decorrente do uso da infraestrutura do LMN, o mesmo deve ser citado em seus agradecimentos, assim como as agências de fomento que o suportam, da seguinte forma (de acordo com a língua padrão do material):

Em Português:

"Os autores agradecem ao Laboratório Multiusuário de Nanoespectroscopia (LMN) da Universidade Federal de Lavras, bem como à Finep, Fapemig, CNPq e Capes pela disponibilização dos equipamentos e suporte técnico necessários à condução dos experimentos."

Em Inglês:

"The authors wish to express their gratitude to the Multi-user Laboratory of Nanospectroscopy (LMN) at the Federal University of Lavras, as well as Finep, Fapemig, CNPq, and Capes for providing the equipment and technical support necessary for conducting the experiments."

 

Responsáveis:

Comitê gestor:

* Profa. Jenaina Ribeiro Soares – Coordenadora

(35) 3829-9770

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

* Prof. Raphael Longuinhos Monteiro Lobato – Sub-coordenador

(35) 3829-9770

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

* Prof. Eduardo Alves – Consultor técnico

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.