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Curso de Graduação em Engenharia Física (Bacharelado)

O curso de Engenharia Física tem como objetivo formar profissionais com sólidos conhecimentos em física e matemática, integrados à tradicional engenharia. Esses profissionais serão capazes de atender às demandas dos setores tecnológicos e de inovação que requerem uma formação sólida em física moderna.

Os engenheiros físicos poderão elaborar, gerenciar e executar projetos avançados em empresas, indústrias, institutos de pesquisa ou universidades, buscando agregar valor tecnológico e inovador à sociedade. Ao longo do curso, são desenvolvidas competências que estimulam a solução criativa de diversos tipos de problemas no setor tecnológico, utilizando conhecimentos de física, matemática e computação. O objetivo principal da formação na UFLA é capacitar o engenheiro físico para atuar no setor de instrumentação, fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Com uma base científica e tecnológica sólida, o engenheiro físico estará preparado para aplicar seus conhecimentos de ciências básicas na investigação e resolução de problemas nos setores de ciência, tecnologia e inovação. O curso aborda temas contemporâneos, como mecânica quântica, física do estado sólido, eletromagnetismo, ciência dos materiais, computação, robótica, eletrônica e optoeletrônica.

A formação do engenheiro físico o capacita para atuar de forma multidisciplinar, desenvolvendo instrumentação de alta tecnologia, explorando a área de óptica e contribuindo para o desenvolvimento de novos materiais úteis em engenharia, bioeconomia e nanotecnologia. Em suma, o engenheiro físico é um profissional com ampla capacidade de enfrentar os desafios tecnológicos atuais.

  • Integra o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia
  • Modalidade: Bacharelado
  • Titulação: Engenheiro Físico
  • Regime: Semestral
  • Período: Integral
  • Duração: 10 semestres
  • Nº de vagas por semestre: 30
  • Código do curso na UFLA: G037, G048 e G049
  • Data de criação: 05/09/2013
  • Data de início do funcionamento: 20/08/2018
  • Matriz curricular