Ir direto para menu de acessibilidade.

Laboratórios multiusuários

 

Laboratório Central de Biologia Molecular – LCBM

O LCBM - Laboratório Central de Biologia Molecular tem por finalidade fornecer conhecimento e tecnologia para pesquisa de ponta em biotecnologia, principalmente vegetal.

O LCBM é capacitado para executar análises histológicas, desde o emblocamento e corte histológico, bem como a análise com Microscópio Zeiss Axio Scope e Microscópio invertido Labomed, ambos equipados com sistemas para detecção de fluorescência, captura e armazenamento de imagens.

O LCBM realiza ainda análises cromatográficas, com os sistemas:

  • Shimadzu LC-10, equipado com bomba em material inerte e com detector ECD;
  • Shimadzu LC-20, equipado com injetor automático e forno de coluna, acoplado a um DAD e a um espectrômetro de massa Bruker microTOF Q-II.

Para biologia molecular estão disponíveis:

  • Sistema completo para PCR digital da Bio-Rad;
  • PCR em tempo Real Applied Biosystems qPCR 7500;
  • Sistema de extração automática de ácidos nucleicos, proteínas e eluição de bandas em gel de agarose QIAcube (QIAGEN);
  • Espectrofotômetro Nanodrop;
  • Termocicladores, sendo um Gradiente;
  • Eletroporador Eppendorf;
  • Forno de hibridação;
  • Sistema de eletroforese de ácidos nucleicos e proteínas, com fotodocumentação.

Além disso, há também disponíveis salas para crescimento de plantas in vitro, Câmara tipo Fitotron com controle de temperatura e fotoperíodo e Casa de Vegetação para contenção de OGMs, com área de 200 m².

O LCBM é coordenado pelo Prof. Luciano Paiva e seu corpo técnico é formado pelos químicos Fabrício Lelis da Silva e Ricardo Felipe Resende e pela colaboradora Heliete Carvalho.


Contatos:
Telefone: (35) 3829-1172
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos - LADISMA

O Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos (LADISMA) está alocado no Centro de Biodiversidade e Recursos Genéticos do Instituto de Ciências Naturais/UFLA. O LADISMA atua em diversas facetas dos estudos com mamíferos, incluindo ecologia, sistemática morfológica e molecular, anatomia comparada, zoogeografia e educação ambiental. Como contribuintes do LADISMA estão professores-curadores, e estudantes de graduação e pós, estes ligados a dois programas, o de Ecologia Aplicada na UFLA e de Zoologia na UFMG. Há duas linhas de pesquisa: sistemática e ecologia. Na área de sistemática, há projetos envolvendo filogenia, taxonomia e biogeografia com primatas (Saguinus e Alouatta) e morcegos (Peropteryx, Thyroptera, Mimon, a família Molossidae e seus gêneros Cynomops, Molossus, Molossops, Eumops, Nyctinomops). Estas revisões empregam uma gama considerável de conjunto de caracteres. Os moleculares usualmente lidando com marcadores nucleares e mitocondriais pelo método Sanger. Os dados morfológicos incluem os tradicionais crânio-dentários e de morfologia externa, e complexos menos usuais como o peniana e a língua. Recentemente caracteres de vocalização começam a serem empregados. Estas revisões são desenvolvidas por estudantes de graduação e pós ligados ao programa em Zoologia pela UFMG. Os estudos de ecologia e anatomia comparada estão restritos a estudantes de graduação e pós em Ecologia Aplicada na UFLA. Na área de ecologia, há trabalhos de diversas vertentes, mas recentemente há um foco no laboratório com ecologia de paisagens, redes de interação e traços funcionais em áreas fragmentadas, usando morcegos como modelo de estudo. Outros projetos incluem estudos de taxocenose, estratificação vertical e gradientes altitudinais.


Conheça detalhes do LADISMA em seu site específico: Laboratório de Diversidade e Sistemática de Mamíferos

O LADISMA é coordenado pelo Prof. Renato Gregorin.

Contatos:
Telefone: (35) 3829-1882
Email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Laboratório de Energias Renováveis e Materiais Avançados - LABERMA

O LABERMA - Laboratório de Energias Renováveis e Materiais Avançados está cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI –PNIPE (https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/1966).

Esse laboratório multiusuário busca criar um ambiente propício à criação de novos grupos de pesquisa, integração de grupos já consolidados nas áreas de Física, Química, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais e Ciências do Solo. O laboratório é utilizado para o desenvolvimento de materiais avançados e  inovadores principalmente nas áreas de energia renováveis  (solar e eólica), filmes finos e  nanofibras pelo método de fiação por sopro em solução (SBS).

Nesse ambiente podem ser executadas:

  • Espectroscopia de impedância Caracterização de propriedades elétricas e dielétricas dos mais diversos tipos de materiais para aplicações em estudos de células solares e sensores.
  • Técnica de Fiação por Sopro em Solução (SBS Solution Blow Spinning) é uma   das técnicas competidoras com a eletrofiação por ter alta taxa de produtividade e ser capaz de produzir fibras em escala comercial.

O LABERMA é coordenado pelo Prof. Joaquim Paulo da Silva .

Contatos:
Telefone: (35) 3829-1651
Email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: https://pnipe.mctic.gov.br/laboratory/1966

 

Central de Análises e Prospecção Química - CAPQ

A Central de Análises e Prospecção Química - CAPQ é um laboratório multiusuário pertencente ao Instituto de Ciências Naturais (ICN) e que está localizado em prédio próprio denominado CAPQ/Novos Materiais no Campus sede da UFLA.

O laboratório tem por finalidade:

  • Disponibilizar equipamentos de alto custo e caráter multiusuário, bem como o pessoal técnico altamente qualificado para o manuseio desses equipamentos, apoiando atividades de pesquisa de pós-graduação, iniciação científica, ensino e extensão universitária, ou atendendo à comunidade externa, pública e privada, visando contribuir para o desenvolvimento tecnológico regional;
  • Otimizar os recursos financeiros, físicos e humanos destinados à pesquisa científica na universidade, por meio de uma utilização consciente e planejada dos insumos e equipamentos disponibilizados;
  • Possibilitar a utilização de forma racional e mais produtiva das facilidades e equipamentos disponibilizados durante o desenvolvimento da pesquisa cientifica;
  • Capacitar e formar recursos humanos por meio da oferta de cursos e treinamentos nas técnicas analíticas pertinentes;
  • Apoiar os cursos de graduação e de pós-graduação da UFLA, possibilitando a inserção dos discentes na Central por meio da realização de suas pesquisas, treinamentos e reconhecimento das técnicas nas diversas disciplinas ofertadas na Universidade.

A CAPQ tem como objetivos:

  • Dar suporte às atividades de pesquisa desenvolvidas na UFLA, vinculadas aos Departamentos, Programas de Pós-Graduação stricto sensu, Programas de Iniciação Científica, bem como convênios da UFLA com outras instituições por meio dos equipamentos e infraestrutura oferecidos;
  • Possibilitar aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu e aos programas de iniciação científica o aumento na quantidade e qualidade das dissertações, teses e publicações;
  • Apoiar as atividades de ensino e extensão,seja por meio da disponibilização do espaço para a ministração de aulas, seja por meio de oferta de cursos para estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos da UFLA, bem como para estudantes e técnicos de outras instituições de ensino e pesquisa;
  • Possibilitar o acesso e utilização dos equipamentos por outras instituições de ensino superior, instituições de pesquisa, do setor empresarial, por meio de parcerias público-privadas, aumentando a inserção social da UFLA e de seus pesquisadores;
  • Todos os equipamentos da CAPQ são operados pelas técnicas administrativas que são responsáveis pelo agendamento, planejamento, desenvolvimento e adequação de métodos e a execução das análises. No entanto, o laboratório não possui estrutura física para preparo de amostras. O solicitante das análises é responsável pelo preparo das amostras e do tratamento dos dados gerados no laboratório, mediante supervisão e orientação.

O laboratório oferece cursos anuais de treinamento para que os pesquisadores conheçam e explorem o potencial dos equipamentos e serviços disponíveis.

Embora tenhamos alguns métodos já protocolados e análises sendo desenvolvidas rotineiramente, outras demandas poderão ser atendidas de outras áreas e linhas de pesquisa mediante análise de viabilidade de execução com a infraestrutura instalada.

A seguir encontra-se a relação dos equipamentos disponibilizados e alguns métodos protocolados e já implementados no laboratório. No entanto, não se exclui a possibilidade de desenvolver ou otimizar outros métodos, desde que tenhamos as condições de infraestrutura e os insumos químicos necessários.

 

EQUIPAMENTOS DISPONIBILIZADOS

Cromatografia em Fase Gasosa: aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes sejam voláteis e termicamente estáveis.

1 - Cromatografia em Fase Gasosa com Detector de Ionização de Chama (FID) e Detector por Condutividade Térmica (TCD)

Cromatógrafo em fase Gasosa, marca SHIMADZU, modelo GC2010 com detector de ionização de chama e condutividade térmica e auto amostrador AOC-20i.

Cromatógrafo em fase Gasosa, marca SHIMADZU, modelo GC17A com detector de ionização de chama.

CAPQ1 GCFID

Principais análises realizadas:

  • PE-004  Análise de Ácidos Graxos SP2560
  • PE-005  Análise de Ácidos Graxos SP2330
  • PE-006  Análise de Óleo Essencial por GC/FID
  • PE-007  Análise de Cachaça
  • PE-012  Análise de Etileno e Metano

 

2 - Cromatografia em Fase Gasosa Associada a Espectrometria de Massas (GC/MS)

Cromatógrafo em fase Gasosa Acoplado a um Espectrômetro de Massas (GCMS), marca SHIMADZU, modelo GCMS-QP2010plus. O GCMS é equipado com amostrador automático CombPal com modos de injeção de gás, líquido, headspace e headspace com micro extração de fase sólida – SPME.

CAPQ2 GCMS

Principais análises realizadas:

  • PE-008  Análise de compostos voláteis em frutos por SPME
  • PE-009  Análise de compostos voláteis em café moído e torrado
  • PE-010  Análise de óleo essencial por GC/MS
  • PE-011  Análise de vaniilina e siringaldeído em madeira
  • PE-012  Análise de etileno e metano
  • PE-015  Análise de compostos voláteis em grafite
  • PE-017  Análise de compostos voláteis em bebidas por SPME
  • PE-018  Análise de compostos voláteis em carne por SPME
  • PE-019  Análise de compostos voláteis em folhas de café por SPME
  • PE-021  Análise de compostos voláteis em fezes por SPME
  • PE-022  Análise de compostos voláteis em propólis por HS
  • PE-023  Análise de compostos voláteis em bebida láctea por SPME
  • PE-024  Análise de compostos voláteis em queijo por SPME
  • PE-025  Análise de bioóleo da pirólise da madeira
  • PE-026  Análise de óleo diesel

 

Cromatografia Líquida: Técnica de separação e análise de misturas por interação dos seus componentes entre uma fase estacionária e uma fase móvel, aplicável a amostras não voláteis e termicamente instáveis.

3 - Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detector de arranjo de diodos (DAD) e detector de índice de refração (RID)

CAPQ3 HPLC

Principais análises realizadas:

  • PE-001  Análise de compostos fenólicos em frutos
  • PE-002  Análise de ácidos orgânicos em frutos
  • PE-003  Análise de bioativos do café
  • PE-011  Análise de vaniilina e siringaldeído em madeira
  • PE-013  Análise de açúcares, ácidos e alccois
  • PE-014  Análise de tocoferóis
  • PE-016  Análise de estrogênios em água
  • PE-020  Análise de 2,4-diclorofenol em água
  • PE-028  Análise de purinas
  • PE-029  Análise de fármacos

 

Análises térmicas: são técnicas de caracterização físico-química aplicadas para obter informações sobre variação de massa, estabilidade térmica; água livre e; água ligada; pureza, pontos de fusão e ebulição, calores de transição, calores específicos, diagramas de fase, cinética da reação, estudos de catalisadores, transições vítreas, etc.

4 - Análise termogravimétrica (TGA) e Análise Térmica Diferencial (DTA)

5 - Calorimetria Diferencial Exploratória (DSC)

CAPQ4

Principais análises realizadas: caracterização térmica de materiais orgânicos, inorgânicos, catalisadores, óxidos e polímeros.

Espectroscopia na Região do Infravermelho Médio FTIR: determinação e caracterização das propriedades químicas dos compostos por meio de seus espectros de absorção na região do infravermelho, através da identificação de movimentos vibracionais e rotacionais das ligações moleculares.

6 - Espectroscopia de Infravermelho (FTIR) ATR e KBr Região do Iv médio (4000 – 400cm-1)

CAPQ5

Principais análises realizadas: caracterização de grupos funcionais em diversos tipos de matrizes (filmes, sólidos, líquidos, pastosos).

Análise Elementar associada a Espectrometria de massas por razão isotópica: determinação da razão isotópica de elementos leves. O equipamento disponibilizado determina as seguintes razões isotópicas em amostras sólidas: 13C:12C, 15N:14N. As aplicações da técnica abrangem a utilização de isótopos estáveis como traçadores naturais de origem e processos nos mais variados setores, tais como, ecologia, ciência forense, agronomia, geologia e arqueologia. Também apresenta ampla aplicação no campo da caracterização geográfica e autenticação de produtos alimentícios.

Esse equipamento foi recentemente instalado e está em processo de implementação.

CAPQ6 IRMS

Espectrômetro de Massas Delta V, Advantage, (Termo Fisher Scientific ) com software ISODAT; Interface universal ConFlo IV e periféricos; Analisador elementar para determinação das concentrações de carbono e nitrogênio e um segundo analisador elementar para a determinação das concentrações de oxigênio e deutério em amostras sólidas

 

Saiba mais:

✔  CAPQ-001 Normas de utilização dos equipamentos
📄 CAPQ-002 Formulário para Solicitação de Análises - DSC
📄 CAPQ-003 Formulário para Solicitação de Análises - DTG
📄 CAPQ-004 Formulário para Solicitação de Análises - INFRAVERMELHO
📄 CAPQ-005 Formulário para Solicitação de Análises - GCMS
📄 CAPQ-006 Formulário para Solicitação de Análises - GC
📄 CAPQ-007 Formulário para Solicitação de Análises - HPLC
📄 CAPQ-008 Formulário para Solicitação de Análises - IRMS

 

Contatos:
Prof. Dr. Mário César Guerreiro
Coordenador
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: 3829-1625/1894

Dra. Lidiany Mendonça Zacaroni Lima
Química
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: 3829-4506

Dra. Franciane Pinheiro Cardoso Campos
Técnico de Laboratório/Química
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tel: 3829-4506

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de atendimento: de 8h às 11h e de 13h às 18h em dias úteis.