Ir direto para menu de acessibilidade.

Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético

O Centro de Biodiversidade e Patrimônio Genético da UFLA (CeBio Minas) é um complexo de coleções biológicas e laboratórios multiusuários construído para suprir a necessidade de garantir a gestão e curadoria do patrimônio da biodiversidade de maneira sistematizada e disponibilizar o acesso amplamente à sociedade e comunidade científica. A idealização deste complexo surgiu com a necessidade de: i. unificar as coleções biológicas da UFLA em um único espaço físico e centralizar a forma de gestão, respeitando as particularidades que cada coleção demanda; ii. otimizar recursos investidos em segurança e sustentabilidade das coleções setoriais lotadas em diversos departamentos da UFLA; iii. ampliar os acervos e disponibilizar o acesso às informações para a comunidade científica e à sociedade e; iv. atender a demanda de popularização da ciência e inclusão social em um local estratégico do estado, a região do Sul de Minas Gerais.
As instalações do CeBio Minas foram construídas com apoio obtido pelo Edital CI-FINEP 2013 em parceria com a UFLA, e atualmente compreende:
i. Herbário (ca. 33.000 exsicatas, Curadora: Profa. Suzana Maria Costa),
ii. Coleção Entomológica da UFLA (CEUFLA ca. 200.000 insetos, Curadores: Prof. Marcel Hermes e Profa. Letícia Vieira),
iii. Coleção Ictiológica (CIUFLA 600 lotes ca. 50.000 espécimes de peixes, Curador: Prof. Paulo Pompeu),
iv.Coleção de Mamíferos da UFLA (CMUFLA ca. 4.800 pequenos mamíferos, Curadores: Profs. Renato Gregorin e Marcelo Passamani)
v. A URMicro - Unidade de Recursos Microbiológicos é uma coleção de cultura de microrganismos, com cerca de 2.000 acessos de fungos filamentosos e 120 acessos de bactérias (Curador: Prof. Luis Roberto Batista; Vice-curador: Prof. Jorge Teodoro de Souza);
Além disso, o Centro conta com um auditório com capacidade para 60 pessoas, espaço aberto para exposição permanente e espaço aberto para exposições temporárias. No CeBio Minas são desenvolvidas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, envolvendo o entendimento, divulgação e popularização do conhecimento da biodiversidade.